Universal Diner


Foto: Adofo Burnett
O restaurante Universal Diner foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 1997, uma sexta-feira. A fila na porta indicava que seria o hit da estação. Uns diziam que duraria até que um outro bar legal abrisse. Outros apostavam que não duraria mais que seis meses. Na fila, que acabaria se tornando uma instituição da casa, centenas de pessoas aguardavam a hora de entrar no bar mais novaiorquino de Brasília.

Porta Amarela, parede roxa, vidro de ponta a ponta dava ao transeunte uma idéia do que poderia encontrar lá dentro. Logo de cara, os novos clientes se deparavam com uma parede onde se via – e que está lá até hoje – uma bela mulher de cabelos curtos em um salão que parece ser de baile ao lado de um piano de cauda. À esquerda, um painel gigante em fundo preto coberto por caixinhas do tamanho de caixas de fósforo com motivos quase naïfs.

Foto: Pedro
Autodidata, Mara Alcamim descobriu sua paixão pela gastronomia depois de passar dois anos em Nova York (Estados Unidos), onde aprendeu tudo de cozinha. Onze anos se passaram desde aquela sexta-feira. Muitas mudanças aconteceram. Mas o Universal se manteve como um dos melhores restaurantes da cidade. Tanto é assim que ganhou vários prêmios por causa de sua cozinha, resultado do trabalho da Chef Mara Alcamim e de sua dedicada equipe formada por mais de 90 funcionários.
Do Bar, logo na entrada, até o jardim, passando pelo Café, o restaurante é uma festa da hora que abre, ao meio-dia, até a hora de fechar, 1h da manhã. É tempo suficiente para que os clientes se deliciem com pratos como o Sexy Shrimp ou o Risoto Pomodoro. Além de sobremesas clássicas como o NY Cheese Cake e sua calda de morangos quente.
O Universal Diner ou, simplesmente, o restaurante da Mara é um marco na gastronomia da capital federal. Em dezembro de 2005, a Editora SENAC publicou o livro Sabor Universal, dentro do projeto Cozinha Capital que retrata em prosa e receitas os restaurantes mais charmosos de Brasília.  



Universal Diner
SCLS 210 bloco C lojas 12/18
Reservas: (61) 3443-2089 e (61) 9272-7563
Site: www.universaldiner.com.br




Visualizar UNIVERSAL DINER em um mapa maior