Chef Mara Alcamim

Foi numa viagem a Nova York para fazer um curso de fotografia que Mara Alcamim descobriu a gastronomia e trocou o hobby pela profissão. Autodidata, Mara está sempre em busca de novos ingredientes. A cozinha criativa da Chef tem como características os temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores. Em suas viagens pelo mundo, faz questão de conhecer as feiras livres dos lugares que visita e sempre acaba voltando para casa com uma idéia nova, que pode ser um molho de lavanda ou um chantilly de wasabi.
Apaixonada pela culinária brasileira, Mara combina ingredientes nacionais com clássicos da gastronomia internacional. Dessa mistura tão deliciosa, surgiu o Universal Diner, seu primeiro restaurante e um dos mais badalados da cidade.
Inaugurado em dezembro de 1997, o Universal Diner é um marco na gastronomia da Capital Federal. Do Bar logo na entrada, até o jardim, passando pelo Café, o restaurante é uma festa da hora que abre, ao meio-dia, até a hora de fechar, 1h da manhã. É tempo suficiente para que os clientes se deliciem com pratos como o Sexy Shrimp ou o Risoto Pomodoro. Além de sobremesas clássicas como o NY Cheese Cake e sua calda de morangos quente.

Em 2008, o Universal Diner foi considerado o melhor restaurante de Brasília pela revista Veja. Em dezembro de 2005, a Editora SENAC publicou o livro Sabor Universal, que conta a história do restaurante, dentro do projeto Cozinha Capital, que retrata em prosa e receitas os restaurantes mais charmosos de Brasília.
Sete anos depois do Universal, Mara inaugurou o restaurante Zuu a.Z. d.Z., onde cada detalhe do ambiente foi pensado para valorizar o momento à mesa, saboreando as receitas e alimentando o prazer da convivência com as pessoas. O Zuu tem confortáveis sofás, pé-direito alto, uma cozinha à vista dos clientes, janelões que podem ser abertos nos dias de calor e uma lareira central que aquece no inverno.
O espaço agradável convida a passar horas degustando as criações do cardápio, que, como reza o slow food, contrapõem-se às refeições rápidas e mecanizadas. Em 2009 o Zuu foi eleito pela revista Veja – Comer e Beber, repetindo os feitos de 2007 e 2006, como melhor restaurante contemporâneo de Brasília e ainda em 2007 foi considerado o melhor do Brasil pelo crítico gastronômico Josimar Melo. Desde 2006, o Zuu vem mantendo uma estrela na classificação do Guia 4 Rodas.
A última investida de Mara é o Quitinete, misto de empório, restaurante, padaria e loja. Inaugurado em 2006, a casa já recebeu do júri de VEJA Brasília em 2008 o título de o melhor lugar da cidade para ir a dois.
 Ainda em 2008, A Chef Mara Alcamim, teve o enorme privilégio de ser convidada pelo Itamarati, a representar o Brasil em um festival de gastronomia Brasileira, Africana e Indiana em Nova Deli, na Índia, e também na cidade de Colomba, no Sri Lanca. De onde trouxe na bagagem, além de muitas novidades gastronômicas, um inestimável conhecimento sócio cultural.
Para coroar o trabalho da Chef mais inventiva de Brasília, Mara foi premiada pelas revistas Gula e Veja, como melhor Chef de cozinha de Brasília em 2007 e 2008.